O Heureka Clube de Leitura tem desenvolvido, ao longo dos últimos meses, uma programação contínua e diversificada com o objetivo de promover a leitura dos textos da Grécia Antiga e outros neles inspirados, refletindo sobre a sua pertinência para pensar o presente.
Destacam-se duas palestras com especialistas nas áreas de Estudos Clássicos:
No dia 25 de março, o Clube contou com a presença da Doutora Maria Mafalda Viana no CHAM – Centro de Humanidades vinculado à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores. A Doutora Maria Mafalda Viana é helenista e tradutora de várias obras clássicas, como Prometeu Agrilhoado de Ésquilo e o Banquete de Platão. Após uma declamação da Prometeu Agrilhoado por estudantes e ex-estudantes de Estudos Clássicos, a Doutora Maria Mafalda Viana falou sobre esta tragédia de Ésquilo: “O texto de Prometeu Agrilhoado é complexo e, de algum modo, paradoxal. Ao mesmo tempo que aponta a condição inescapável do humano (que deverá «afeiçoar-se» ao já pensado que vem encontrar e necessariamente condiciona os seus pensamentos e actos), parece, simultaneamente, fazer uma pujante afirmação do que se desejaria que pudesse ser uma probidade para um saber humano. Paralelamente, e num outro plano não metafísico, o texto deixa entrever qualquer coisa de um contexto concreto da vida da cidade no século da democracia grega.”
Em 27 de março, recebemos na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro a Professora Doutora Adriana Freire Nogueira, Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, que proferiu a conferência “Liberdade e Democracia: O Que Podemos Aprender Com os Antigos”. Segundo a Professora Doutora Adriana Freire Nogueira, “A liberdade e a democracia não são valores garantidos. O mundo – atual e antigo – passa regularmente por mudanças que nos fazem pensar sobre o nosso papel para a manutenção dos valores que queremos preservar. O conhecimento dos textos antigos permite, em ambientes aparentemente pouco criativos como parece ser, por exemplo, o da administração pública, um olhar esclarecido e compassivo na relação que se estabelece com os Outros.”
Além das palestras, continuámos os encontros regulares de leitura. No dia 15 de março, realizámos a nossa 9ª sessão no Centro Cultural Brotéria, em que demos seguimento à discussão de Górgias de Platão (481b-490d).
Além disso, criámos o nosso site oficial https://www.heurekaclubedeleitura.com/, onde disponibilizamos informações sobre os encontros e outros eventos passados e futuros, acervo bibliográfico e montra.
Paralelamente, temos vindo a construir um acervo bibliográfico próprio, composto por livros adquiridos com o fundo do Clube e outros doados por editoras, alfarrabistas e leitores individuais, todos catalogados e identificados com um código próprio. A diversidade de proveniências reflete o espírito colaborativo do projeto e o interesse crescente da comunidade em torno da leitura e do pensamento clássico.
Conseguimos a parceria de várias editoras que nos apoiam com a sua presença nos nossos encontros e eventos. À data essas editoras são a Tinta da China, as Edições Colibri e a Relógio D᾽Água.
Durante os meses de maio e junho continuaremos a organizar sessões de leitura, palestras com especialistas e outras atividades culturais que promovam o diálogo sobre os temas da democracia e liberdade, focando-nos na tradição clássica. Reforçaremos a nossa cooperação com as editoras, atentos às novidades editoriais dentro do que constitui o nosso objeto principal de leitura.