"Os livros também alimentam" é o nome de um projeto desenvolvido pelas alunas Ana Sofia Cavaco, Ana Margarida Duarte, Bruna Silva e Catarina Costa, do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica do ISEC Lisboa.
Enquanto pensavam na melhor forma de realizar um trabalho para a unidade curricular de Projetos de Intervenção em Contextos Educativos, tiveram a brilhante ideia de trazer para a instituição um velho frigorífico sem reparação, ao qual deram uma nova e nobre utilização: oferecer à comunidade académica inúmeras oportunidades de leitura, promovendo assim um hábito tão importante, que por vezes precisa de um estímulo diferente para despertar.
A prioridade, então, foi angariar os "alimentos para a alma". Como? Convidando alunos, docentes e funcionários a colaborarem com a iniciativa. Em poucos dias, os donativos fizeram encher três grandes caixas colocadas para o efeito na Biblioteca do Campus com livros dos mais diversos géneros: romances, coletâneas de contos e poesia, livros de culinária, relatos de viagens, obras de divulgação científica, biografias, livros para crianças e jovens, entre outros, incluindo algumas noutras línguas, que assim poderão interessar aos alunos estrangeiros.
Em dezembro, o projeto tornou-se uma realidade e divulgámos no blogue "Perdidos e Achados na Leitura" a seguinte mensagem das estudantes: «Troca, traz, leva, deixa um livro que já não queiras. O frigorífico comunitário de livros é um espaço onde a comunidade do ISEC Lisboa pode deixar, levar e trocar livros a seu gosto, sem qualquer obrigatoriedade. Este projeto tem como objetivo promover a partilha de livros de variadas categorias e idiomas, de forma prática e gratuita. O frigorífico está disponível para todos, oferecendo uma oportunidade de conectar leitores e incentivar a troca de ideias. Acreditamos que esta é uma excelente forma de reforçar a sustentabilidade e o hábito de leitura. Se quiseres fazer mover este nosso projeto, procura o frigorífico que se encontra no My Campus!»
O projeto tem tido bastante sucesso junto de estudantes e professores. Instalado num canto acolhedor do pavilhão My Campus, é visto por todos quantos utilizam este espaço para as suas pausas, refeições e momentos de convívio. Deste modo, muitos livros que estavam esquecidos ganharam nova vida, suscitando o gosto pela leitura inclusive em quem não o tinha, como comprovam alguns testemunhos que vamos ouvindo e lendo por aqui.
Portanto, agora que já conhecem o projeto, podem vir ao ISEC Lisboa ver e explorar este recurso tão original de incentivo à leitura. E o utilizar pode deixar umas palavras de apreço no "Livro de Elogios" que se encontra no interior. Nós, naturalmente, já o fizemos! 😊
Que ideia incrível!
Na sexta, estarei no ISEC e quero muito espreitar o vosso frigorífico! 😊