O clube leitura “Assim de repente...”, da Escola Superior de Educação de Viseu, teve o seu lançamento no dia 16 setembro do presente ano. Este lançamento foi marcado pela publicação da suas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
No dia 21 do mesmo mês, aconteceu a primeira sessão do clube. Foram acolhidos os novos participantes, com uma apresentação sobre as atividades que estão previstas para este ano letivo. Como não se pode deixar de falar sobre livros num encontro de um clube de leitura, houve ainda espaço para os participantes falarem sobre as suas leituras mais recentes.
O mês de setembro foi um mês de afirmação, e fechou com chave de ouro, o lançamento do nosso website (https://assimderepente.wixsite.com/assim-de-repente). O lançamento desta página é fundamental para o nosso futuro, pois é aí agregada toda a informação para participantes, interessados, ou só curiosos.
Por acréscimo aos meios de comunicação supramencionados, foi ainda criado um formulário onde qualquer pessoa pode sugerir leituras. Esta é uma forma de atrair potenciais participantes, uma vez que, através da suas sugestões, podemos desafiar a participar em sessões futuras. Todos os nossos meios de comunicação estão agregados num só link: https://linktr.ee/assimderepente?utm_source=linktree_profile_share<sid=7a7f723b-c82e-41db-b481-c1708d34bfbf.
O mês de outubro também trouxe algumas novidades. Desde logo, associámo-nos à iniciativa da Escola Superior de Educação de Viseu, na data escolhida para o acolhimento aos novos estudantes. Esta presença alavancou o número de interessados em participar no clube.
O mês de outubro trouxe também o nosso segundo encontro, para o qual guardámos algo de especial. Numa tentativa de aliar a apresentação dos novos elementos a conversas sobre leitura, foi proposto que cada um trouxesse
o livro da sua vida. Afinal, qual é a melhor forma de nos apresentarmos no clube leitura do que falando sobre experiências significativas de leitura?
Assim, terminamos o nosso primeiro contributo neste fórum com o relato da Beatriz Espinho, aluna da licenciatura em comunicação social, da ESEV, sobre o livro da sua vida:
“Quando me pediram para escolher o livro da minha vida, não tive de pensar muito até me lembrar do “Peto - A vida de um cão de rua que foi salvo pelo amor”. O livro conta a história de um cão de rua, resgatado pela autora quando ela se muda para o bairro onde o cão está. O que torna a narrativa mais especial é o facto de ser baseada em factos reais.
Escolhi este livro por dois motivos: primeiro porque desde criança que adoro animais e quando, no Natal de 2017, me ofereceram este livro, soube logo que ia pegar nele, apesar de não gostar de ler. Segundo motivo, porque foi o livro que me fez gostar de ler.
Paula Cairo nasceu em Palmela, mas vive no Seixal. Passou parte da sua infância no Alentejo onde conviveu com toda a espécie de animais e desde cedo os adorou por os considerar seres sensíveis, puros e genuínos. Mais tarde começou a escrever algumas coisas, mas nunca foram publicadas. Foi o Peto que lhe deu coragem para se expor para os outros lerem.”